Exposição 'Pulmão Gigante'
Um pulmão gigante será a grande atração do Parque das Bicicletas, na zona Sul de São Paulo. Instalado em uma área de cerca de 300 m2, um inflável de 190 m2 reproduzirá em minúcias o pulmão humano permitindo que o público entre pela traqueia e conheça todas as particularidades do órgão e os principais problemas que o atingem.
A iniciativa é uma parceria entre a Sociedade Paulista de Pneumologia e Tisiologia (SPPT) e da Sociedade Brasileira de Pneumologia e Tisiologia (SBPT). Conta com o apoio do Secretário Municipal de Esportes, Dr.Walter Feldman, que disponibilizou o local para a exposição educativa.
"Como o parque das bicicletas é bastante visitado por atletas e ciclistas, será uma oportunidade de associar a atividade física com a saúde respiratória", afirma dra. Jaquelina Ota, presidente da SPPT.
A exposição faz parte da celebração do Ano do Pulmão, comemorado em 2010 por sociedades médicas de diversas partes do mundo.
O objetivo principal é alertar a população sobre as principais doenças respiratórias, sua prevenção e importância do diagnóstico precoce, afirma a médica pneumologista. "Atualmente as doenças respiratórias são uma das principais causas de morte no mundo".
De acordo com a dra. Jaquelina, a expectativa é de que aproximadamente 20 mil pessoas visitem o Pulmão Gigante durante sua passagem pela capital paulista, alertando a população sobre os principais sintomas respiratórios e as principais doenças respiratórias.
Em sete compartimentos do pulmão gigante, dotados de cartazes e monitores, os visitantes assistirão a vídeos e receberão informações sobre doenças como tuberculose, asma, DPOC (doença pulmonar obstrutiva crônica), câncer e pneumonia.
Cada parte do inflável terá as texturas que simbolizam estas doenças, oferecendo o máximo de realidade. Os compartimentos serão interligados entre si e produzidos em material translúcido, com ventilação natural.
Tabagismo
Um setor de extrema importância, ressalta Dra. Jussara, será sobre o tabagismo. "Lá os visitantes terão informações sobre a relação do tabagismo, tanto ativo como passivo, com as principais doenças respiratórias, e especialmente com o câncer de pulmão".
Dicas e outras informações serão transmitidas no intuito de auxiliar aqueles que desejam abandonar o vício, ou auxiliar amigos e familiares nesta dura batalha.
"A lei antitabagismo no Estado de São Paulo foi uma iniciativa fundamental para o controle do tabagismo no país, causa importante de morte e diminuição da qualidade de vida por diversas doenças. Com a lei, os tabagistas passivos foram os principais beneficiados", argumenta a Dra. Jaquelina.
A especialista constata ainda que a medida trouxe incentivo à discussão sobre a situação dos tabagistas, os riscos do fumo e principalmente a possibilidade de tratamento.
"Já vemos várias empresas preocupadas com a saúde respiratória e com o rendimento no trabalho de seus funcionários, procurando por programas de cessação do tabagismo".
Serviço:
Exposição "Pulmão Gigante"
De 30 de abril a 02 de maio. Das 9h às 18h
Parque das Bicicletas
Alameda Iraé (esquina com a Avenida Indianópolis), 35 - Moema
Informações: 0800-61 62 18
Entrada Gratuita
da Redação OToupeira - redacao@otoupeira.com.br
Publicado em: 14/4/2010
|